sexta-feira, abril 21, 2006

MPL-DF cobra aprovação da liminar contra aumento das tarifas

(matéria retirada do Indymedia Brasil)

Movimento Passe Livre - DF realizou mais um ato contra o aumento das tarifas. Os/as manifestantes entregaram ao Presidente do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios um abaixo assinado com mais de 10 mil assinaturas contra o aumento e um grande compilado de notícias que demonstram a insatisfação popular com o transporte público e As consequências cruéis que o reajuste touxe para a sociedade.

Desde o dia 6 de janeiro, diversas manifestações de grande expressão contra o aumento das passagens tem acontecido no DF. O Governo do Distrito Federal oscilou entre responder com truculência, chegando a colocar 3000 policiais nas ruas, e com propostas assistencialistas como o "Passe social", uma espécie de passe livre restrito apenas para estudantes carentes. Por conta dessas mobilizações e das irregularidades do reajuste, o Ministério Público entrou, no dia 08 de março, com um processo alegando a ilegalidade do aumento e pedindo em uma liminar que este fosse cancelado. A liminar aguarda julgamento até hoje.

O MPL-DF deseja chamar a atenção do poder judiciário para essa importante questão, que tem impedido a locomoção de milhares de brasilienses. Depois de uma tentativa de expulsão por parte dos seguranças, sob a alegação que " apenas algumas pessoas podem entrar em órgãos públicos", o Movimento entregou o compilado nas mãos do Presidente, que prometeu entregá-lo para o próximo Presidente, que toma posse no dia 21 de abril. Espera-se que o julgamento da liminar contra o aumento das tarifas ocorra na próxima semana.

terça-feira, abril 18, 2006

Manifestação contra o aumento das tarifas

Ato de entrega do compilado de materiais contra o aumento das tarifas para o presidente do Tribunal de Justiça do Distrito Federal.
Depois das diversas manifestações populares, o Ministério Público do Distrito Federal decidiu entra com um processo contra o ilegal aumento das tarifas. Há nesse processo uma liminar que, se aprovada, encerra com o aumento.
O objetivo deste novo ato do Movimento Passe Livre é mostrar para o poder judiciário, por meio de um compilado de materiais, a insatisfação popular com o aumento das tarifas e as consequencias cruéis que este trouxe para a sociedade.

Ponto de encontro: Parada de ônibus em frente ao Ministério Público, ao lado da praça do Buriti, Eixo monumental.
Data: 20/04 as 14hrs
Compareçam! E não se esqueçam de virem de calça e não usarem camisa regata ou chinelo (exigências dos órgãos públicos).
Movimento Passe Livre-Df
Por uma vida sem catracas

segunda-feira, abril 10, 2006

Textos relacionados ao MPL para enriquecimento do movimento!

Agora o blog do mpl-df será também um espaço para disponibilizar textos, criados ou não pelos integrantes, considerados (individualmente ou por todos) como relevantes para a reflexão, discussão e (des)construção da sociedade e enriquecimento do movimento!


Textos acadêmicos relacionados ao MPL:

» A Outra Esquerda e a Descontrução do Poder;
por João Paulo, integrante mpl-df.

Resumo:
O renascimento da utopia após a derrocada do socialismo real é acompanhado do surgimento de uma Outra esquerda, radical e criativa. Dentre suas características e quebras de paradigmas destaca-se a dissolução das relações de poder ao invés da tomada do poder Estatal para se chegar à revolução. A revolução passa a ser vista como um processo cotidiano e auto-emancipatório, uma luta contínua e interminável.


» Trabalhos de Antropologia Urbana;
por Paique, integrante mpl-df.

Observação:
Os textos trabalhados são, na ordem: "Redes sociais e processo Político" de J. A. Barnes, "Notas sobre a desconstrução do 'popular'" de Stuart Hall e "A arqueologia dos movimentos sociais" de Eurípedes da Cunha.

*Para baixar cada texto acima, é necessário esperar 30 segundos.


Textos interessantes para leitura:

» Democratismo ou auto-gestão?;
por Felipe Corrêa.

Trecho inicial:
"Há tempos que acredito ser importante dar uma contribuição aos grupos horizontais, cuja forma de tomada de decisões se dá em reuniões de grupos ou assembléias em que todos os membros têm a mesma oportunidade de participação e a mesma voz.

Acontece que, desde o início do que se chamou “Movimento Antiglobalização”, acompanho com bastante freqüência grupos autônomos, anarquistas, assembléias, manifestações de rua, dentre tantas outras situações em que nos deparamos com as tomadas de decisão em ambientes horizontais. Diferentemente da sociedade que estamos acostumados a viver – em que não há possibilidade real de participação na tomada de decisões e somos obrigados a aceitar que outros decidam sobre nossos destinos – podemos decidir e participar efetivamente das decisões, nestes grupos que fazemos parte. Tudo bem que isso nos dê muito prazer, principalmente no início, mas o fato é que, com o passar do tempo, as tomadas de decisão acabam tornando-se um legítimo “parto”. Mas por que exatamente isso acontece?"


» A tirania das organizações sem estrutura;
Artigo de Jo Freeman, 1970.

» Conflito Consenso (On Conflit and Consensus);

» Cale a Boca! Ou como agir melhor em reuniões;
por Dan Spalding

Boa leitura!